A degeneração macular é uma doença que surge pelo desgaste da mácula, área central da retina, responsável pela nitidez das imagens. Trata-se de uma das principais causas de perda de visão do mundo.
Os primeiros sintomas da degeneração macular começam a aparecer após os 55 anos ponto por isso, é considerada uma doença relacionada ao envelhecimento, sendo também conhecida como Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).
Existem 2 tipos de degeneração macular: a seca e a úmida.
Seca:
No caso da forma seca, ocorre a formação de drusas sob a retina. Drusas, nada mais são do que proteínas e gorduras do nosso metabolismo que se acumulam e degeneram as células fotorreceptoras, causando a perda da visão.
A DMRI seca é o tipo mais comum e também menos grave que a úmida. No entanto, existe a possibilidade de a forma cerca evoluir para a forma úmida, principalmente se as drusas forem maiores. Quando detectadas no exame, as drusas aparecem como depósitos amarelos, que conforme ficam maiores, começam a prejudicar a visão.
Úmida:
Já a DMRI úmida ou. Exsudativa, é a forma mais rara e grave da doença, tingindo cerca de 10% dos casos.
Na forma úmida da degeneração macular, ocorre um processo chamado neovascularização. Ou seja, ao invés de drusas, surgem vasos sanguíneos embaixo da mácula.
Esses novos vasos sanguíneos, podem apresentar vazamento de líquido ou sangue, o que distorce a visão central de quem apresenta a degeneração úmida.
Sintomas
Os principais sintomas da degeneração macular são:
- Desconforto visual
- Visão embaçada
- Dificuldade para ler letras pequenas
- Dificuldade para dirigir
- Presença de borrões na visão
- Alteração na percepção de cores
Fatores de risco
Estão predispostos a desenvolver para desenvolver a degeneração macular:
- Pessoas com histórico de dmr e na família
- Fumantes
- Pessoas acima de 60 anos
- Caucasianos
- Hipertensos
- Obesos
- Pessoas com colesterol alto
Estágios
A degeneração macular é dividida em 3 etapas. São elas:
- DMRI precoce – é a fase inicial da doença quando a maioria das pessoas ainda não apresenta perda de visão
- DMRI intermediária – nesta fase já pode haver perda de visão parcial, mas a pessoa ainda pode ser assintomática
- DMRI tardia – é o estágio mais avançado da doença, quando há uma perda de visão perceptível
Diagnóstico
A única forma de diagnosticar a degeneração macular (do tipo seca ou úmida) é através de exames de vista específicos.
Um dos testes mais comuns pariu é pingar colírios que ajudam na dilatação das pupilas, verificando em seguida, a parte posterior do olho.
Através dessa busca, o médico consegue avaliar a formação de fluido, sangue, ou depósitos amarelos no olho.
Aliás, mesmo que para você a sua visão esteja normal, é preciso consultar um oftalmologista de confiança, para verificar quaisquer alterações nos seus olhos
Testes
Alguns testes realizados:
- Teste de grade de Amsler:
Teste que avalia o aparecimento da doença ou monitoramento dela. A ideia é buscar mudanças de percepção de alinhamento das linhas da grade de Amsler usando o diagnóstico caso alguma linha pareça irregular é um sinal claro da degeneração macular - Angiologia de fluoresceína:
É injetado um fluido com corante na veia do braço, para que ele chegue até o olho ponto quando isso acontecer, o médico poderá avaliar os vasos sanguíneos do olho - Tomografia de coerência óptica (OCT):
Imagens do corte transversal da retina são feitos, avaliando se a formação de edema, espessamento ou afinamento da retina
Tratamentos
Tratamento para degeneração macular seca:
Infelizmente para esse tipo, ainda não há tratamentos para a condição, no entanto, em pessoas com muitas drusas, ou perda de visão, podem ter uma melhor qualidade de vida fazendo a combinação de vitaminas e minerais que deverão ser consumidos diariamente
Tratamento para degeneração macular úmida:
Para este tipo, os tratamentos disponíveis são realizados com antiangiogênicos, que são medicamentos injetáveis, de maneira intraocular, que fazem uma coagulação vascular, ocasionando a perda de líquido que gera a degeneração úmida ponto usamos também complementos vitamínicos e com minerais.
Prevenção
Alimentação saudável:
Uma alimentação saudável, composta por uma variedade de legumes, folhas verdes e frutas é de suma importância para prevenir a DMRI. Isto, aliado à prática de esportes, e evitando o fumo e bebidas alcoólicas em excesso.
A principal forma de prevenir a degeneração macular, é realizar acompanhamento médico periódico para verificar como está a saúde dos seus olhos, principalmente para as pessoas que estão em um ou mais grupos de risco.
No entanto, incluir hábitos mais saudáveis em sua rotina também ajuda a reduzir os riscos de desenvolver a doença, e também previne outros problemas de visão.
Como a degeneração macular é uma doença causada pelo envelhecimento natural dos olhos, quando não tratada, pode levar a perda central da visão.
Autor: Dr. Antônio Carlos Centelhas
Por Sonia Mehta, MD, Vitreoretinal Diseases and Surgery Service, Wills Eye Hospital, Sidney Kimmel Medical College at Thomas Jefferson University
A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) causa lesão progressiva da mácula, a área central e mais vital da retina, tendo como consequência a perda gradual da visão central.
- A visão central fica debilitada, perdendo detalhes e linhas retas podem parecer onduladas.
- As alterações oculares que caracterizam a degeneração macular podem ser identificadas pelo médico com o uso de instrumentos especializados durante o exame.
- Suplementos dietéticos podem ajudar a retardar a progressão dessa doença.
- Para algumas pessoas podem ser necessárias injeções no olho e tratamentos a laser.
A retina é a estrutura transparente, sensível à luz localizada na parte posterior do olho. A parte central da retina, denominada mácula, contém alta densidade de células fotorreceptoras. Essas células reproduzem as imagens visuais mais nítidas e são responsáveis pela visão central e a visão em cores.
Degeneração macular

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é a causa mais comum de perda irreversível da visão central em pessoas com idade mais avançada. É igualmente comum entre homens e mulheres. Ela é mais comum em pessoas brancas.
Causas da DMRI
Os seguintes são fatores de risco para degeneração macular relacionada à idade:
- Idade
- Histórico familiar
- Tabagismo
- Algumas anormalidades genéticas
- Doença cardiovascular (como aterosclerose)
- Hipertensão arterial
- Obesidade
- Exposição ao sol
- Uma dieta pobre em ácidos graxos ômega 3 (por exemplo, em alguns tipos de peixe) e verduras de folhas verdes escuras
Diagnóstico da DMRI
- Um exame médico dos olhos
- Possivelmente fotografias em cores, angiografia com fluoresceína e tomografia de coerência óptica
Em geral, os médicos diagnosticam degeneração macular relacionada à idade (DMRI) examinando os olhos com o oftalmoscópio (foco de luz através de lentes de aumento, que chega à parte posterior do olho). A lesão na retina quase sempre é visível mesmo antes da progressão dos sintomas. Para confirmar o diagnóstico de DMRI do tipo úmida, o médico pode tirar fotos coloridas da retina ou fazer uma angiografia por fluoresceína. A tomografia de coerência óptica, um estudo de imagens, pode frequentemente ajudar no diagnóstico da DMRI do tipo úmida e avaliar como a pessoa está respondendo ao tratamento.
Tratamento
- Suplementos dietéticos
- Medicamentos e procedimentos a laser
- Auxílios para pessoas com baixa visão e aconselhamento
Atualmente não há tratamento disponível para reverter o dano causado pelo tipo seco. Não se recomenda tratamento quando a doença for leve. Parar de fumar pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver degeneração macular relacionada à idade (DMRI).
Suplementos dietéticos
Suplementos alimentares são recomendados para pessoas com DMRI intermediária ou avançada em um olho. As pessoas podem reduzir seu risco de desenvolver DMRI avançada tomando os seguintes suplementos:
- Zinco
- Cobre
- Vitamina C
- Vitamina E
- Luteína mais zeaxantina (para pessoas que fumaram no passado ou que fumam atualmente)
- Betacaroteno ou vitamina A (para pessoas que não fumam e nunca fumaram)
Pessoas usuárias de produtos derivados do tabaco nos últimos sete anos não devem fazer uso de betacaroteno ou vitamina A porque esses suplementos podem aumentar o risco de câncer pulmonar.
Fonte: Manual MSD