Uveíte

     

    O que é uveíte? 

    Uveíte é uma inflamação intra-ocular comprometendo total ou parcialmente a íris, o corpo ciliar e a coróide (o conjunto dos três forma a úvea), com envolvimento freqüente do vítreo, retina e vasos sangüíneos. 

    Qual a causa? 

    É uma doença em geral grave para o olho, mas nem sempre conseguimos fazer o diagnóstico causal. As uveítes têm causas diversas e muitas vezes elas são secundárias à diversas doenças sistêmicas, como a artrite reumatóide juvenil, por exemplo. Entre as outras causas de uveíte, temos a toxoplasmose, os vírus (herpes, citomegalovirus), as bactérias e etc. Vale a pena citar uveítes de etiologia não completamente esclarecida, como a doença de Behçet e a síndrome de Vogt-Koyanagi-Harada. Nessas, como em muitas outras, ocorre a participação de mecanismos imunológicos complexos e variados, concorrendo para agravar o caráter de cronicidade. 

    A uveíte pode cegar? 

    Quando não tratada a tempo, a uveíte pode causar danos irreversíveis ao globo ocular. Ela pode causar ainda glaucoma, descolamento de retina, etc, além das cicatrizes na retina que causam redução na visão. 

    Como tratar? 

    O paciente com uveíte merece uma atenção especial, pois deve ser encarado não como portador de um problema simples e confinado unicamente ao olho, e sim como tendo uma patologia complexa, que requer do oftalmologista um conhecimento da fisiopatologia não só ocular, como sistêmica para permitir então, uma integração com outras especialidades para tratar de cada caso.